
Construção e manutenção de rotina

A vida muitas vezes é dura e pouco se pode fazer para influenciar o resultado do dia, por isso gostamos da sensação de organização.
O simples ato de arrumar a cama pode nos dar o estímulo de que precisamos para começar o dia e a satisfação de terminá-lo bem, com ao menos uma tarefa completada.

Você pode começar comentando um pouco sobre a rotina de vocês na escola. Quais eram os horários que vocês se encontravam e perguntar o que o aluno tem feito nesse mesmo horário.
Pergunte também sobre as tarefas domésticas, como arrumar a casa, lavar as panelas, cozinhar. Esse pode ser um momento bom para o aluno valorizar essas tarefas.

– Como você tem colocado o que te dá prazer dentro da sua rotina? (leituras, música, jogos, desenhar…)
– Você tem algum horário fixo para se alongar?
– Dos problemas que você vive hoje, qual você gostaria de resolver primeiro?
– O que você tem feito no horário que seria o intervalo na escola?
– Em qual horário você pode ficar junto de toda a sua família?

Cuidado com o corpo e atividades físicas

A OMS define saúde não apenas como a ausência de afecções e enfermidades, mas sim “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Nesse sentido, é relevante também trazer para a conversa o cuidado com o corpo e atividades físicas, ainda mais no momento de isolamento social, onde a tendência é estar mais sedentário.

Você pode começar contando um pouco de como foi a mudança: de passar o dia dando aulas em pé, usando o quadro e caminhando pela sala para passar o dia em casa.
Pergunte sobre os esportes e atividades que seu aluno gosta de participar.
Se ele tem se alongado, caminhado ou feito algum tipo de exercício.

– Qual é a primeira atividade física que você pretende praticar quando terminar o isolamento?
– Com qual amigo você mais gosta de jogar bola? (Adapte para a realidade do aluno.)
– Você percebeu que a Olimpíada foi adiada para o próximo ano?
– Qual era o dia e horário da sua aula de educação física?
– Seus familiares praticam algum esporte ou atividade física?

Projeto de vida e protagonismo

A construção de um “Projeto de Vida” é uma tarefa para a vida inteira, pois ela parte de um ponto que é o autoconhecimento e foca em outro ponto -onde se quer chegar. É interessante levar a conversa por um caminho prático, onde o aluno identifica algo que deseja e elabora um plano para chegar até lá.

Você pode começar falando sobre suas perspectivas enquanto profissional e também sobre sua trajetória. É importante destacar que não existe um protocolo a seguir para se ter sucesso.
Pergunte quem são as pessoas que o inspiram. Com certeza essa reflexão mostrará muito sobre as perspectivas futuras dos nossos alunos!

– Você gostaria de começar a praticar algum esporte? O que precisa para começar?
– Como as crianças/jovens podem contribuir com a sociedade?
– Qual é o jogo mais difícil que você mais gosta de jogar? Você conhece algum profissional que faz algo parecido com isso?
– Que profissão você acha mais legal? Por quê?
– O que você mais gosta do mundo em que vive? Por quê?

Relações interpessoais

Se relacionar e ter amigos é fundamental para que cada um possa trocar experiências, sentir, conhecer, compartilhar o mundo e se divertir. Conversar nos ajuda a entender o que vivemos.
Família é parte fundamental na construção da saúde emocional de seus membros.
Durante o isolamento as relações familiares podem se tornar mais intensas.

Você pode contar como está a sua relação com quem está com você nesse período.
Fale também sobre como tem se relacionado com os outros professores da escola e amigos.
Pergunte com quem o aluno tem passado o tempo em casa, se tem algum amigo ou professor que ele sente falta e como ele tem feito para lidar com isso.

– Seus familiares praticam algum esporte ou atividade física?
– Qual era o horário que você encontrava seus amigos na escola? E fora da escola?
– O que você gosta de fazer com seus amigos quando não estão estudando?
– Quem é a primeira pessoa que você quer encontrar quando terminar o isolamento? O que você vai fazer para encontrá-la?

Passatempo

Atividades de passatempo são consideradas entretenimento e podem ser grandes aliados no processo criativo, estimulando o cérebro e sendo uma ferramenta para amenizar o estresse cotidiano. Ter uma atividade de passatempo é essencial para a felicidade, além de trabalhar habilidades intelectuais e emocionais

Você pode começar ajudando o aluno a identificar quais são as suas atividades de passatempo favoritas. Elas podem ser atitudes ou atividades que te proporcionam bons sentimentos e te permite se reinventar. Assistir filmes e séries, jogos virtuais, cozinhar e artesanato são exemplo de atividades que estão atreladas também ao conhecimento.

– Gosta de filmes e séries? Qual sua preferida?
– Qual atividade do seu dia a dia você mais gosta de fazer?
– Quais coisas você sabe fazer e pode ensinar aos outros?
– Qual atividade você tem vontade de aprender?

Conscientização

A atual pandemia, causada pelo novo corona vírus, voltou a colocar no centro das atenções o debate sobre os riscos das notícias falsas. Debater estratégias de como podemos combater a desinformação em tempos de pandemia é essencial para sairmos mais fortes dessa crise.

Entender como o aluno consome informações e quais as fontes ele usa é uma boa estratégia para começar o papo. Questionar se ele possui o hábito de checar a veracidade das informações antes de repassá-las pode render muitas reflexões.

– Por onde você anda se informando sobre a atual pandemia?
– Você costuma repassar notícias pela internet? Se sim, verifica se é verdade ou não antes de enviar?
– Você sabe como podemos agir para combater a atual pandemia dentro de casa?