Se preparando para a conversa

Que ligação eu quero estabelecer com o meu aluno?

Que ligação eu quero estabelecer com o meu aluno?

Reflita sobre o objetivo principal dessa conversa: se conectar com o aluno através de um bom diálogo.

Lembre-se que esse é um momento de muitas incertezas e nunca vivenciado por nenhum de nós. Nesse bate-papo não existe resposta certa ou errada, estamos aqui para trocar ideias e boas energias. O objetivo é se conectar com o aluno!

Quem vai receber a ligação? 

Quem vai receber a ligação? 

É muito importante a comunidade escolar estar ciente das Ligações do Bem que você vai realizar. Compartilhe o projeto com a gestão escolar e também com outros professores que possam participar

A LigAção do Bem foi idealizada para todos os alunos, desde o Fundamental até o Ensino Médio! Então se sinta livre para ligar para o aluno que faça mais sentido nesse momento. Uma vez escolhido o aluno, verifique se você tem o número de telefone dele ou dos responsáveis. Você pode também pedir o contato dele para colegas e/ou à própria gestão escolar.

Agende a ligação

Agende a ligação

É muito importante que o aluno esteja seguro e confortável em receber a ligação. Então se você acha legal, pode enviar uma mensagem antes agendando sua LigAção do Bem.

#DICA

Oi, (nome do estudante)! Tudo bem contigo? Então, eu estou participando de um projeto que se chama LigAção do Bem. Nesse projeto nós estamos ligando para os alunos para saber como estão se sentindo nesse momento da quarentena. Como você é meu aluno, e me preocupo contigo, queria saber se você topa receber essa ligação”

A LigAção do Bem

A LigAção do Bem

Comece apresentando o objetivo desse bate-papo, fale sobre a importância de trocar experiências e como é importante para você compartilhar momentos com ele. Lembre-se que você também está vivendo esse momento, então compartilhe seus sentimentos com seu aluno, se abra para que eles se identifiquem.

Escolha os temas e as perguntas que você pretende fazer. Com as informações anotadas, pense em dois temas que você considera adequados para abordar. Lembre-se: você conhece o aluno, então fique à vontade para adaptar os temas e as perguntas. Esse material não é obrigatório, é um guia para facilitar a interação. Não esqueça de ter em mãos essas informações, ter uma sequência lógica ajuda a manter a conversa dentro dos temas escolhidos.
Clique aqui para ver o Mapa de Temas, que pode ser uma boa ferramenta!

Orientamos que a LigAção do Bem dure em média 20 minutos, tempo suficiente para um boa conversa! Lembre-se de finalizar a ligação destacando para o aluno o quanto foi importante para você essa conexão. Aproveite para pedir seu feedback e saber o que ele achou desse bate-papo. Ah, e é claro, não esqueça de deixar seu encontro marcado com ele na escola, quando a quarentena acabar. E depois conte aqui pra gente como foi a sua experiência.